MADE IN ITALY: CARTÃO, COMO FAÇO PARA LER OS RÓTULOS DO VINHO

(AGENPARL) – Roma, 06 de junho – Pretende reforçar a territorialidade dos vinhos regulando as práticas para a produção de vinhos com denominação de origem (DOP) protegida e indicação geográfica protegida (IGP). No entanto, respeitando as tradições locais, a legislação permite que você substituir ou complementar a comunidade de DOP e IGP indicações com aqueles do país de produção assim para Itália: Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG), Denominazione di Origine Controllata (DOC) e Indicazione Geografica Tipica (IGT). Para uma discussão mais aprofundada sobre este assunto, por favor consulte o post sobre a classificação dos vinhos da Itália. A indicação da categoria pode ser omitida na Itália somente para vinhos Asti, Marsala, Franciacorta, na França para o champanhe e em Portugal para o porto ou porto e Madeira ou Madère. A menção “Contém sulfitos” é obrigatória para os vinhos que contêm mais do que o dióxido de enxofre de 10 mg/litro (ou seja, a grande maioria dos vinhos no mercado). Para os vinhos que contêm menos de 10 mg/l de dióxido de enxofre é uma livre escolha do engarrafador não assina marcado “Contém sulfitos” ou em vez disso indicam o valor real (e certificado por um laboratório aprovado), oferecendo assim uma informação totalmente completa e correta. Se o engarrafamento ocorre dentro da exploração da produção de uvas são permitidas determinadas entradas como “engarrafado na origem por…”, “engarrafada desde o viticoltore…”, “garrafas da fazenda” ou similar. Da mesma forma, no caso em que engarrafamento é realizado em um grupo de produtores é permitida a utilização das expressões “engarrafado na origem pela Cantina Sociale…”, “engarrafada na fonte pelos produtores reunião…”, ou similar. Algumas disciplinas permitem que, se engarrafamento tem lugar em uma empresa incluída no perímetro da área geográfica protegida para o vinho em questão, ou na sua proximidade imediata, o rótulo pode ser escrito “engarrafado na região de produção…” o codice ICQRF é o código de identificação atribuído a empresas de engarrafamento do “Departamento de inspecção do centro para a proteção da qualidade e a fraude repressão dos produtos agro-alimentares”, que substituiu a Central inspecção para controlo de qualidade dos géneros alimentícios “(sigla ICQ), antes chamado” Istituto Centrale fraude repressão “(acrônimo para Paulo). Como resultado de atualizações freqüentes para o namespace do Office, você pode encontrar no mercado com diferentes siglas que indicam, em todos os aspectos, o mesmo tipo de código. A empresa, identificada pelo engarrafador ICQRF é responsável legalmente este vinho na garrafa. A identificação da engarrafador, é o mesmo fabricante ou revendedor, é, em qualquer caso, o último elo da cadeia de produção e, portanto, mais próximo ao consumidor. Por esta razão a figura chamado para responder às instâncias de quem comprou legalmente o vinho e, por esse motivo, é indicado no rótulo, ter sua votação pode ter direito a reclamar contra o fabricante. A legislação que regulamenta a rotulagem das garrafas de vinho destinado a ser uma ferramenta de percepção para o consumidor e, muitas vezes, para explicar o valor do rótulo usando a metáfora do “cartão de identidade de vinho”. Por esta razão todas as indicações constantes no rótulo devem não ser apenas sincero, mas também pode ser verificada apenas: ou seja que todos os processos e recursos que não podem ser comprovadas ou, melhor, o certificado não pode ser declarado como potencialmente enganoso. Para vinhos DOC e DOCG devem “fixar”, impressa por Mark Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, na qual é impresso um código de identificação que permite a rastreabilidade da garrafa. As cápsulas de todos os vinhos e na looplocks dos vinhos espumantes devem aparecer o código ICQRF, um código emitido pelo departamento de inspecção do centro para a proteção da qualidade e a fraude repressão dos produtos agro-alimentares “, que identifica a empresa que efectuou o engarrafamento. Indicações sempre obrigatórias nos rótulos: a designação “vinho” sempre permitiu para todos os vinhos “produtos através da fermentação alcoólica total ou parcial de uvas frescas ou mosto” que tem um teor de álcool entre Vol. 9% e 15% vol. e uma acidez total (ácido tartárico) igual ou superior a 3,5 gramas por litro. No entanto, eles não são apenas garrafas sempre concisa designação “vinho” porque normalmente você usar instruções mais complexas. Genérico vinhos sem denominação de origem ou indicação geográfica, a denominação de venda “vinho” pode ser seguida pela especificação da cor “vermelha” / “branca” / “ROSÉ”. Varietal vinhos a denominação “vinho” pode ser acompanhado pela indicação da variedade de uva e vintage. Para os vinhos com indicação geográfica ou denominação de origem da palavra “vinho” pode ser omitido (em alguns casos, que você deve omitir) portanto, qual denominação de venda, o uso do nome geográfico da zona vitícola protegido por sua menção, Denominazione di Origine Controllata e Garantita, protegido por denominação de origem ou indicação geográfica típica (sem siglas DOCGDOC, IGT) e seguido por qualquer um sob designações. O título alcoométrico volúmico corresponde ao grau de álcool realizado, ou seja, a percentagem de expressa álcool puro no volume total do vinho na garrafa. O valor (entre 9 e 15) deve ser expressa em unidades ou unidades metade e pode ser precedido pelas expressões no rótulo “alcoólico”, “álcool real” ou “alc”. O valor indicado pode desviar-se até + /-0,5% em comparação com os resultados das análises realizadas sobre o produto. São tolerada variação + /-0,8% para os vinhos com mais de 3 anos de idade, para os vinhos licorosos e os vinhos espumantes. A empresa fábrica de engarrafamento pode ser identificada por “nome”, “Cidade” e “Estado” ou através do código ICQRF. A indicação do fabricante, se for diferente do engarrafador, é opcional. Se o engarrafador e produtor são a mesma lei permite o uso de algumas expressões ad hoc (como “inteiramente produzido e engarrafado por…”). Vinho estrangeiro no lugar do engarrafador deve ser designado como importador. A União Europeia introduziu uma indicação do estado de origem, com a finalidade de reforçar os países produtores. No rótulo de todos os vinhos italianos, portanto, sempre deve ser especificado “made in Italy”. Destinam-se a norma também admite que outras formas de expressão (“Produto italiano”, “Italiano”, vinho…), mas não permite o uso da palavra “Itália”. Indica a quantidade de vinho na garrafa. Pode ser expresso em litros, centilitros ou mililitros (abreviaturas convencionais são permitidas no ml, cl, l) e deve ser acompanhado da letra “e”, o símbolo de “estimar” o número de lote aparece no rótulo, precedido da letra “L”. É um número padrão de engarrafador para identificar um conjunto de frascos embalados em um período limitado de tempo e sob condições que são praticamente idênticas. Não há nenhuma regra que estabelece a composição do lote (pode ser uma identificação progressiva ou conter a data, também) a única restrição colocada pela lei é que é um número exclusivo que permite a identificação exata do vinho engarrafado. Na ausência de fixação, de fato, o número de lote é o instrumento de rastreabilidade do produto. No vinho, pode haver alguns alérgenos: às vezes pode ser ovos ou leite utilizado para esclarecimentos, mas normalmente é o dióxido de enxofre. A lei estabelece que o “contém sulfitos” aparece no rótulo sempre que exceder a concentração de 10 miligramas por litro (como é praticamente a maioria dos vinhos comercialmente disponíveis). Devo salientar que o dióxido de carbono se desenvolve naturalmente durante a fermentação do vinho e ainda a lei faz qualquer distinção entre sulfitos formados espontaneamente e sulfitos adicionados, mas apenas uma regra fixa sobre a quantidade mínima que requer a indicação no rótulo. De facto, em 2012, foi abolida a regra que exigia a presença de sulfitos adicionada, você pode acreditar que que a menção “contém sem sulfitos adicionados” fez corretamente não se conforma. A presença de leite e ovos sempre deve ser declarada em vez disso, sempre que os traços estão presentes no vinho, independentemente da concentração.

Tags , , , ,